Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 13 anos lutando pelos jornalistas (3)
Século Nômade: Como Sobreviver à Mudança Climática

Século Nômade: Como Sobreviver à Mudança Climática

‘O novo livro de Gaia Vince deve ser lido não apenas por todos os políticos, mas por todas as pessoas do planeta’ Observador.

Uma investigação urgente da consequência sísmica mais subnotificada das mudanças climáticas: como isso nos forçará a mudar onde – e como – vivemos.

Estamos enfrentando uma emergência de espécies. A cada grau de aumento de temperatura, um bilhão de pessoas serão deslocadas da zona em que os humanos viveram por milhares de anos. Embora devamos fazer tudo o que pudermos para mitigar o impacto das mudanças climáticas, a verdade brutal é que grandes áreas do mundo estão se tornando inabitáveis. De Bangladesh ao Sudão ao oeste dos Estados Unidos, e em cidades de Cardiff a Nova Orleans e Xangai, a ameaça quádrupla de seca, calor, incêndios florestais e inundações remodelará completamente a geografia humana da Terra nas próximas décadas.

Neste empolgante chamado às armas, a autora vencedora do Royal Society Science Book Prize, Gaia Vince, descreve como podemos planejar e gerenciar essa inevitável migração climática enquanto restauramos o planeta a um estado totalmente habitável. A mensagem vital deste livro é que a migração não é o problema – é a solução. Com base em uma riqueza de dados surpreendentes e relatórios originais, Vince mostra como a migração traz benefícios não apenas para os próprios migrantes, mas para os países anfitriões, muitos dos quais enfrentam crises demográficas e escassez de mão de obra. Como Vince descreve, precisaremos nos mover para o norte como espécie, para as franjas habitáveis ​​da Europa, Ásia e Canadá e o círculo ártico verdejante.

Enquanto a catástrofe climática está finalmente recebendo a atenção que merece, a inevitabilidade da migração em massa tem sido amplamente ignorada. Em Nomad Century, Vince fornece, pela primeira vez, um exame da questão mais premente que a humanidade enfrenta.

COMPRE AQUI: