Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Sonia Guajajara classifica como “retrocesso” promulgação do marco temporal pelo Congresso

Ministra já havia indicado que iria judicializar a decisão do Congresso Nacional de derrubar os vetos do presidente Lula.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, classificou a promulgação do marco temporal pelo Congresso Nacional como um “retrocesso”.

promulgação se deu após os parlamentares decidirem derrubar o veto do presidente Lula à tese que limita a demarcação de novos territórios destinados a essas comunidades.

Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), Guajajara lamentou que o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, tenha promulgado a medida, e disse que os ‘últimos dias de 2023 vêm para nos mostrar que a luta não para’.

Ela já havia dito neste mês, após o Congresso derrubar os vetos do presidente Lula, que irá acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar o restabelecimento do marco temporal. Segundo ela, a decisão do Congresso “desrespeita a Constituição”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/sonia-guajajara-classifica-como-retrocesso-promulgacao-do-marco-temporal-pelo-congresso?tbref=hp