Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

The Economist: “A ordem internacional liberal está desmoronando lentamente”

Especialistas da mídia britânica alertam que as consequências do declínio do sistema moderno podem ser irreversíveis.

A mídia britânica The Economist publicou na quinta-feira um artigo analítico intitulado “A ordem internacional liberal está lentamente desmoronando“, descrevendo as mudanças na arena internacional desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora a economia mundial possa parecer estável e sustentável em meio a desafios globais, como a situação no Oriente Médio e a pandemia de covid-19, ela é, na verdade, frágil, escreve o jornal, acrescentando que, ao longo de vários anos, a ordem estabelecida foi minada e está “à beira do colapso“.

Entre os sinais desse colapso, The Economist observa que as políticas de sanções são agora usadas quatro vezes mais do que na década de 1990. Além disso, há uma “guerra de subsídios“, à medida que os países procuram copiar os modelos da China e dos EUA na área de apoio estatal à produção verde.

“Embora o dólar continue a dominar e as economias emergentes sejam mais resistentes, os fluxos globais de capital estão começando a se fragmentar“, observa a publicação. Além disso, de acordo com a revista, as instituições internacionais que costumavam defender o paradigma anterior deixaram de existir ou estão perdendo a credibilidade devido à sua “inutilidade”, tornando-se ferramentas de partes conflitantes.

A revista também enfatizou que o declínio desse sistema levaria a uma série de ameaças “irreversíveis” para enfrentar os desafios modernos, como uma corrida armamentista em inteligência artificial e colaboração no espaço.

“Uma vez quebrado, é improvável que seja substituído por novas regras. Em vez disso, os assuntos mundiais cairão em seu estado natural de anarquia que favorece o banditismo e a violência”, alerta o artigo.

FONTE:

https://rtbrasil.com/noticias/2227-the-economist-ordem-liberal-desmoronando