Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Threads alcança 30 milhões de usuários nesta quinta-feira e supera Mastodon

Threads alcança 30 milhões de usuários nesta quinta-feira e supera Mastodon

Novo aplicativo da Meta foi lançado na noite de quarta-feira; enquanto o Twitter tem cerca de 200 milhões de usuários diários ativos, o Mastodon tem 13 milhões.

O Threads, rede social rival do Twitter, chegou a 30 milhões de usuários no começo da tarde desta quinta-feira (06) desde que foi lançada pela Meta na noite de quarta-feira (05), de acordo com post do diretor-presidente da empresa, Mark Zuckerberg, em post na rede social.

“Parece o começo de algo especial, mas temos muito trabalho pela frente para desenvolver o aplicativo”, afirmou Zuckerberg. Com isso, a nova rede já superou o número de usuários do Mastodon, então principal plataforma alternativa ao Twitter, que tem 13 milhões de usuários. A empresa de Elon Musk, por sua vez, tem cerca de 200 milhões de usuários diários ativos. O rápido ritmo de crescimento do Threads está atrelado ao Instagram, cuja base de mais de 2 bilhões de usuários foi usada para alavancar a nova rede social. Ao entrar no Threads, o aplicativo puxa informações básicas do usuário no Instagram, como nome, foto e seguidores, em vez de pedir que a pessoa crie uma conta do zero. Além disso, para apagar seu perfil no Threads, o usuário precisaria excluir também sua conta no Instagram — o que limita as saídas da rede social. Os números tendem a ser ainda maiores, uma vez que a nova concorrente do Twitter não foi lançada na Europa, devido à disputa entre a Meta e a União Europeia sobre regulação do bloco. O lançamento da nova rede social foi oportuno: ocorreu em meio a uma crescente insatisfação de usuários com as mudanças feitas por Musk no Twitter. A mais recente delas, dias atrás, foi a limitação de publicações que cada usuário poderia ler no microblog. “Para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema, aplicamos os seguintes limites temporários: as contas verificadas estão limitadas à leitura de 6.000 postagens por dia, contas não verificadas para 600 postagens por dia e novas contas não verificadas para 300 por dia”, escreveu Musk na rede social. Com a repercussão negativa, o bilionário dono da Tesla voltou atrás na medida e ampliou o número de leitura diária. Contas verificadas passaram a ter possibilidade de leitura de até 10 mil posts por dia, contas não verificadas até mil posts por dia e contas novas não verificadas até 500 por dia.

FONTE:

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/07/06/threads-alcanca-10-milhoes-de-usuarios-em-poucas-horas-apos-lancamento.ghtml