Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Toffoli anula todas as investigações e processos contra Marcelo Odebrecht na Lava Jato

Ministro do STF declarou a “nulidade absoluta de todos os atos processuais” contra Marcelo Odebrecht.

Nesta terça-feira, 21, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os processos e investigações da Operação Lava Jato envolvendo o empresário Marcelo Odebrecht. A decisão, conforme noticiado pelo jornal Estado de S. Paulo, aponta para a existência de um “conluio processual” entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força-tarefa de Curitiba, além de violações aos direitos de Odebrecht durante as investigações e julgamentos.

Toffoli argumentou que as ações para combater a corrupção, que deveriam ter seguido a legalidade, foram executadas de maneira clandestina e ilegal. Ele declarou a “nulidade absoluta de todos os atos processuais” contra Marcelo Odebrecht e ordenou o encerramento de todos os inquéritos e processos relacionados ao empresário. Na decisão, o ministro destacou um padrão de comportamento de alguns procuradores da Lava Jato e de determinados magistrados, que teriam ignorado princípios fundamentais como o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, em prol de objetivos pessoais e políticos, algo inadmissível em um Estado Democrático de Direito.

FONTE:

https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/toffoli-anula-todas-as-investigacoes-e-processos-contra-marcelo-odebrecht-na-lava-jato