Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Trump avalia impor sanções contra países do BRICS que adotem desdolarização

Administração de Joe Biden tem utilizado o dólar como um instrumento chave de sua política externa, confrontando os países do BRICS.

Conselheiros do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump estão avaliando a possibilidade de impor sanções contra países que reduzam o uso do dólar americano em suas transações comerciais.

Segundo fontes da Bloomberg, a equipe de Trump está elaborando uma estratégia para incentivar os países do BRICS a continuarem utilizando o dólar americano no comércio internacional, caso Trump seja eleito nas próximas eleições.

Trump visa preservar a influência dos EUA e entende as consequências de um afastamento global do dólar, enquanto a administração democrata do presidente Joe Biden tem utilizado o dólar como um instrumento chave de sua política externa, confrontando os países do BRICS, principalmente a Rússia e a China.

A Bloomberg cita ainda que o BRICS abordou a questão da desdolarização durante uma cúpula realizada em agosto do ano passado. O bloco tem aumentado sua influência global, especialmente após estender convites para se juntar ao grupo a importantes nações produtoras de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além de outros países. Atualmente, tanto a Arábia Saudita quanto os Emirados Árabes Unidos mantêm suas moedas vinculadas ao dólar americano.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/trump-avalia-impor-sancoes-contra-paises-do-brics-que-adotem-desdolarizacao