Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato republicano à presidência dos EUA.

Os conselheiros econômicos do ex-presidente Donald Trump consideram impor sanções aos país que deixem de usar o dólar em suas operações comerciais, em um esforço para contrariar as movimentações entre mercados emergentes que buscam reduzir exposição à moeda norte-americana.

Fontes ouvidas pela Bloomberg afirmam que as sanções devem englobar aliados ou adversários que busquem se envolver ativamente em operações de comércio bilateral em moedas que não usem o dólar – entre as punições consideradas, estão a restrição às exportações, além de taxação cambial e tarifas.

Pode-se dizer que essa medida tem como alvo o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que chegaram a discutir a desdolarização em suas transações em agosto de 2023.

Como destaca a publicação norte-americana, “este grupo está ganhando peso global após convidar produtores-chaves de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, ao lado de outros para uma expansão”. Atualmente, os dois países árabes atrelam suas moedas ao dólar.

Conselheiros econômicos e de campanha de Trump sinalizaram esse esforço do BRICS como um possível alvo caso o republicano seja reeleito presidente dos Estados Unidos – de sua parte, Trump afirma que quer que o dólar siga como a moeda de reserva mundial.

Em entrevista concedida à CNBC em 11 de março, Trump disse odiar quando os países deixam o dólar de lado, “Eu não permitiria que os países abandonassem o dólar porque, quando perdermos esse padrão, será como perder uma guerra revolucionária”, disse ele. “Isso será um golpe para o nosso país.”

FONTE:

https://jornalggn.com.br/noticia/trump-considera-sancoes-contra-paises-que-deixem-de-usar-dolar/