Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
“Vai ter muito investimento em todas as áreas desse país”, diz Lula sobre 2024

“Vai ter muito investimento em todas as áreas desse país”, diz Lula sobre 2024

“Estamos em uma reconstrução e, se a gente quiser que ministérios funcionem, a gente vai ter que fazer concurso e vai ter que colocar mais gente para trabalhar”, disse o presidente.

Enfatizando os esforços e investimentos do governo federal para recuperar a malha viária brasileira, o presidente Lula (PT) discursou, nesta quarta-feira (8), durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço de Duplicação da BR-423, em Pernambuco, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Em sua fala, Lula falou sobre as dificuldades em reconstruir o Brasil, que encontrou “semidestruído” pela gestão de Jair Bolsonaro (PL): “Tenho dito aos companheiros ministros que eu nesse ano dediquei muito a três coisas: primeiro, reconstruir. Não sei se vocês sabem o que significa reconstrução. Tem muita gente que quando começa a fazer uma reforma na sua casa ele se arrepende e fala ‘por que não comprei uma casa nova? Ficaria muito mais barato’. Se algum de vocês for fazer uma reforma na casa de vocês, pense bem, que sempre é melhor comprar uma nova do que fazer uma reforma, porque o custo que você tem para fazer uma reforma sempre duplica.”

“Encontramos esse país semidestruído. Praticamente todos os ministérios tiveram que ser reconstruídos. O que fizeram nesse país não foi pouca coisa. Nesse país, [Bolsonaro] envolveu quase R$ 300 bilhões para ver se ganhava as eleições, e mesmo assim o povo teve a coragem de rejeitar. O que foi feito com a economia brasileira foi um crime, que quem sabe um dia o Ministério Público faça a denúncia e quem sabe um dia essas coisas sejam julgadas. Não é possível governar um país com tanta irresponsabilidade”, acrescentou.

Lula ainda destacou que os planos de investimentos feitos pelo seu governo na área de Transportes já superam o montante investido nos quatro anos da gestão anterior: “Nesse momento em que a gente está, só o ministro dos Transportes vai investir na área R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimentos na área de transporte no governo passado. Perdia-se o tempo de governança no gabinete do ódio, contando mentiras, fazendo fake news e falando mal dos outros”.

“A gente teve que fazer esse processo de reconstrução. Ainda não terminamos, porque tem ministério que hoje tem metade dos funcionários que tinha há 15 anos. E se a gente quiser que o ministério funcione corretamente a gente vai ter que fazer concurso e vai ter que colocar mais gente para trabalhar. Se a gente quiser melhorar a Educação, a gente vai ter que contratar mais gente. Na Saúde a mesma coisa”, reforçou Lula.

O presidente também destacou a volta do Brasil ao cenário internacional e a retomada dos investimentos externos no país, impulsionados pelo compromisso com a agenda ambiental e a transição energética: “já fui presidente duas vezes e posso dizer para vocês que nunca antes na história do país, em nenhum momento, esse país gerou a expectativa positiva da volta da democracia como gerou agora. Nunca fomos vistos com tanta importância, com tanta necessidade e com tanta vontade de gente investir aqui. Embora tenha caído o investimento externo, o Brasil é hoje o segundo país em opção de investimento externo, só perdendo para os Estados Unidos. Isso porque a gente ainda não fez a demonstração que a gente tem que fazer no mundo inteiro, o significado dos investimentos na obras de infraestrutura desse país e do que vai significar a revolução da transição energética verde que a gente vai fazer. Não tem no planeta nenhum país capaz de competir com o Brasil na produção de energia limpa, renovável, seja na área de eletricidade ou seja na área de combustível.”

“O Brasil está se preparando para fazer uma verdadeira revolução energética nesse país, porque o mundo desenvolvido, que está preocupado com a questão climática e sabe que o ser humano é o único animal capaz de destruir o seu habitat natural, sabe que vai precisar de energia limpa e renovável, que vai ter que produzir carro verde, aço verde, tudo que depender de energia com energia renovável, para que a gente possa descarbonizar esse planeta. O Brasil é a bola da vez”, frisou o presidente.

Apesar de ter reconhecido a importância de viajar para o exterior para recuperar a imagem do Brasil no cenário global, Lula afirmou que sua prioridade após a COP28, em Dubai, será viajar para dentro do Brasil, focando nas demandas internas: “se eu tive que viajar para que a gente pudesse reconstruir o país, se eu tive que viajar para que a gente pudesse recuperar a imagem do Brasil no exterior, eu, a partir dessa última viagem, que é a questão climática nos Emirados Árabes na busca de investimentos, eu quero que vocês saibam que eu vou me dedicar a viajar esse país, cada estado, a visitar cada obra. Vai ter muito investimento em educação nesse país, em saúde, e vai ter muito investimento em todas as áreas, porque nós sabemos que o que vai fazer esse país ficar feliz é quando a gente estiver gerando emprego, a massa salarial estiver crescendo, o preço da comida estiver abaixando e o povo puder inclusive poder fazer uma viagem de avião para visitar seus parentes. Se forem inaugurar uma fábrica de cabeça de palito de fósforo, eu lá estarei para passar para a sociedade brasileira a ideia do crescimento econômico, da necessidade de geração de empregos e a ideia de conquistar cidadania para o povo brasileiro”. Assista ao discurso:

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/vai-ter-muito-investimento-em-todas-as-areas-desse-pais-diz-lula-sobre-2024-1xq9b250