Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Vamos ter mais segurança pública nesse país”, diz Lula sobre PEC

Presidente disse já esperar que a proposta do governo enfrente resistência dos governadores: “não querem abrir mão do controle da polícia”.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira (2), em entrevista à Rádio Sociedade, da Bahia, que vai apresentar uma proposta de segurança pública que enfrentará resistência de governadores, mas que poderá melhorar o quadro geral do país. Segundo ele, os governos estaduais “não querem abrir mão do controle da polícia”, mas é necessária uma maior participação do governo federal.

“Em 10 a 15 dias, vou chamar Lewandowski e todos os ministros que foram governadores de estado para que a gente possa fazer uma proposta de segurança pública sabendo que a gente vai enfrentar a recusa de muitos governadores. Muitos reclamam da segurança, mas não querem abrir mão do controle da polícia. Não queremos ter ingerência. O que queremos saber é se é necessário o governo federal participar não só com repasse de dinheiro”, disse.

O presidente ainda defendeu o aumento no número de policiais federais e a maior participação na segurança. Recentemente, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Planalto para aumentar a competência da Polícia federal no combate às milícias, “constitucionalizar” o Sistema único de Segurança Pública (SUSP) e o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que vigoram por meio de leis comuns.

Lula disse que o crime organizado “tomou conta do país” e citou a PEC como medida que vai melhorar o panorama da segurança no Brasil. “Sou favorável que a gente tenha mais Polícia Federal, que a gente possa participar mais no processo de segurança, sobretudo no combate ao crime organizado, narcotráfico, facções. Hoje tomou conta do Brasil. É uma coisa mais delicada e eu acho que os Estados sozinhos não dão conta. Queremos fazer uma proposta de aprovar uma PEC que define o papel de cada um, para dar ao povo certeza que vamos ter mais segurança pública nesse país”, defendeu.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/vamos-ter-mais-seguranca-publica-nesse-pais-diz-lula-sobre-pec#google_vignette