Associação Brasileira dos Jornalistas

abjmaior
Você sabe o que é JANELA DE OVERTON ?

Você sabe o que é JANELA DE OVERTON ?

Joseph P. Overton a definiu para demonstrar como um pequeno grupo de pensadores pode mudar sutilmente a opinião das massas. Ela é o “discurso de ideias admitidas” pelo poder manipulador para o funcionamento da sociedade.
Gradualmente uma ideia é colocada como: “proibida”, “proibida com ressalvas”, “neutra”, “permitida com ressalvas”, “permitida”.
Dessa forma o interesse de determinados grupos utiliza a “engenharia social”, que é o ato de influenciar, para que o coletivo execute ações que não sejam sua opção ou do seu melhor benefício.

POR VILMA CAPUANO

Para deslocar a janela da “opinião publica” da posição de algo ser “proibido” para “menos proibido”, “neutro” , e afinal, “permitido”, é preciso desviar o foco para algum outro relacionado ao tema, e assim “anestesiar’ as mentes…
São então convocados “especialistas”: técnicos, cientistas, assessores de imprensa, institutos de pesquisa, celebridades, professores, jornalistas, etc.
.
Dessa maneira são tratados todos os temas polêmicos, como desarmamento, aborto, aquecimento global, drogas, direitos da mulher, de determinada profissão, etc …
A engenharia social não age por ser de esquerda, de direita ou de centro.
Ela abrange todos.
.

Mantenha o senso crítico em tudo o que lê ou escuta insistentemente através da “mídia”: o assunto do “momento”.
Verifique se o debate está na questão mesma, ou desviado para algum tema associado.
Se você perceber que é desvio: Você acaba de descobrir mais uma operação de um grupo interessado em mover a Janela de Overton para aonde deseja beneficiar-se.
.
.
Nenhum de nós escapa à sua influência.
Mas ao estar consciente da manobra você poderá começar a pensar por si mesmo.
.
LEMBRE-SE : “Quem não questiona, só obedece”.

“O cérebro não cria consciência – pelo contrário, a consciência criou o cérebro, para se expressar. Você não pode perder a consciência, porque, em Essência, você é consciência.
Você só pode perder o que tem, mas não pode perder o que é. ~ Eckhart Tolle

FONTE:

https://www.facebook.com/photo?fbid=1389731887894349&set=a.140744752793075