Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

‘A Covid veio da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA’, diz Jeffrey Sachs

“É uma verdade triste, feia e que foi escondida do público”, afirmou o professor.

247 – O professor Jeffrey Sachs afirmou, “com 99% de certeza”, que a Covid-19 teve origem nos Estados Unidos, e não na China, como alega Washington e divulga amplamente a mídia.

Sachs, que foi presidente de uma comissão sobre a Covid-19 afiliada à revista científica Lancet nos EUA, apontou para a Universidade da Carolina do Norte como a origem do vírus causador da doença.

“Vou revelar uma verdade triste, também surpreendente, admito, com 99% de certeza. Na minha visão, baseando-se em pesquisas extensivas ao longo dos últimos quatro anos e meio, a Covid veio da Universidade da Carolina do Norte –a instituição que lidera a pesquisa sobre beta-coronavírus e que trabalha com o governo dos EUA em algumas grandes propostas tratando de identificar a mudança viral que gerou a SARS-CoV-2. É uma verdade triste, feia e que foi escondida do público”, afirmou Sachs em um trecho de uma entrevista que viralizou nos últimos dias na plataforma social X.

Uma das teorias sobre a origem da Covid-19 aponta que o vírus causador da doença pode ter surgido em um laboratório dos EUA como parte de um programa secreto de biodefesa.

Recentemente, a China voltou a refutar, de forma categórica, a hipótese de que a Covid-19 teria se originado a partir de um vazamento de laboratório na cidade de Wuhan. Segundo o governo da China, há uma série de eventos suspeitos envolvendo casos precoces de Covid-19 em território norte-americano que, segundo as autoridades chinesas, justificariam uma investigação profunda nos EUA.

FOTO: Wikimedia Commons

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/a-covid-veio-da-universidade-da-carolina-do-norte-nos-eua-diz-jeffrey-sachs