Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

A Petrobras não perde para ninguém, diz Lula

Presidente defendeu os investimentos da Petrobras na indústria naval e a expansão de novas fronteiras de petróleo.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (24) que a Petrobras se transforme na maior empresa do setor de energia do mundo. Ele citou uma série de áreas do setor de exploração de petróleo em que a estatal lidera e celebrou a retomada dos investimentos na indústria naval, vítima de um desmonte que levou à perda de milhares de empregos nos últimos anos.

“A Petrobras não perde para ninguém em prospecção em águas profundas, sem ocorrência de incidentes, por que não a transformamos na maior petroleira do mundo?”, disse Lula na assinatura de contrato de ampliação da frota da Petrobras e Transpetro, em Rio Grande (RS).

Lula criticou fortemente o desmonte da indústria naval após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e reafirmou o compromisso de recuperá-la.

“Vamos recuperar a indústria naval. Não foi fácil construí-la. Temos 8 mil quilômetros de costa marítima e jamais poderíamos ter prescindido uma indústria de cabotagem e de utilizar navios, trens e caminhões. O Brasil, 95% dos nossos transportes de exportação, vão de navio. Por que não temos uma indústria naval poderosa? Por que temos que comprar de outros países?”, disse.

Lula afirmou que um país com uma forte indústria noval é mais competitivo no comércio internacional: “Um país com uma bela indústria naval se torna mais competitivo no comércio internacional, que flui 90% em vias marítimas”.

Segundo o presidente, a Petrobras se compromete a financiar a transição energética enquanto avança com projetos de petróleo. “Sou contra o combustível fóssil, quando pudermos prescindir dele, mas enquanto não puder temos que tê-lo, porque o dinheiro da Petrobras vai ajudar a fazer a revolução da transição energética”, disse.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/a-petrobras-nao-perde-para-ninguem-diz-lula