Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Antes de reunião com Trump, Lula envia ministros à China e Índia para ampliar parcerias

Missão oficial negocia hospital inteligente e investimentos em saúde, defesa e comércio com os dois países.

247 – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensifica sua agenda internacional com foco no fortalecimento das relações do Brasil com China e Índia. A iniciativa acontece dias antes da reunião que Lula deverá ter com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas e sanções impostas às exportações e a autoridades brasileiras.  As informações são do UOL.

Em Pequim, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou avanços no projeto do primeiro “hospital inteligente” no Brasil, que deve contar com financiamento de R$ 1,75 bilhão (US$ 320 milhões) aprovado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), dirigido pela ex-presidente Dilma Rousseff. “Inspirado nos modelos desenvolvidos na China e na Índia, é um salto na organização dos serviços hospitalares no Brasil”, destacou Padilha.

Cooperação em saúde e inovação tecnológica

Ainda conforme a reportagem, Padilha visitará hospitais de referência em Xangai e Bangalore para conhecer modelos aplicados à gestão hospitalar e à tecnologia médica. O projeto integra o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente de São Paulo. A missão também prevê acordos na área farmacêutica. Estão na pauta parcerias com as chinesas Sinovac e WuXi para produção de vacinas, além de negociações com laboratórios chineses e indianos para ampliar a fabricação de insulina no Brasil.

Brasil busca mais espaço no mercado indiano

Já em Nova Déli, a agenda será conduzida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que mira expandir as exportações brasileiras e atrair investimentos indianos. Atualmente, o Brasil representa apenas 0,8% das importações da Índia, país que já tem a maior população do mundo, com mais de 1,4 bilhão de habitantes.

Além do comércio, o governo indiano demonstra interesse no poder de compra do Sistema Único de Saúde (SUS) e na indústria de defesa brasileira. A Embraer integra a delegação para apresentar propostas de cooperação tecnológica no setor aeronáutico.

Empresários brasileiros integram a missão

A comitiva contará também com representantes do setor privado, interessados em explorar oportunidades no mercado indiano. Entre os investidores já presentes no Brasil estão a Novelis, no setor de alumínio, e a Iveco, fabricante de caminhões. O objetivo é ampliar o fluxo de negócios e consolidar investimentos estratégicos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

FONTE: https://www.brasil247.com/economia/antes-de-reuniao-com-trump-lula-envia-ministros-a-china-e-india-para-ampliar-parcerias