Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Após denúncias de fraude, Trump parabeniza Daniel Noboa por reeleição no Equador

O equatoriano se aproximou do presidente americano nos últimos meses.

247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (14) o presidente do Equador, Daniel Noboa, pela vitória nas eleições realizadas no domingo (13). A declaração foi publicada após a confirmação da reeleição de Noboa, que derrotou a candidata de esquerda Luisa González em um pleito marcado pela polarização e polêmicas. As informações são do g1.

“Parabéns a Daniel Noboa, que será um grande líder para o maravilhoso povo do Equador. Ele não vai decepcionar vocês!”, afirmou Trump, que tem se aproximado de Noboa nos últimos meses. O equatoriano, inclusive, esteve presente na cerimônia de posse do atual presidente norte-americano.

Com mais de 90% das urnas apuradas, Daniel Noboa venceu com 56% dos votos, contra 44% de González — uma diferença superior a um milhão de votos. A participação popular foi alta: segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint, cerca de 84% dos eleitores compareceram às urnas.

No entanto, Luisa González contesta o resultado das urnas. “Recuso-me a acreditar que um povo preferiria mentiras em vez da verdade, violência em vez de paz e unidade. Vamos exigir uma recontagem e que abram as urnas”, disse após a divulgação dos resultados.

A última semana de campanha eleitoral foi marcada por decisões polêmicas do governo Noboa. Na véspera da eleição, sob justificativa de combater uma onda de violência no país, o presidente decretou estado de exceção em várias regiões do país, incluindo a capital, Quito. Além disso, no domingo (13), eleitores equatorianos na Venezuela foram impedidos de votar.

FOTO: http://www.presidencia.gob.ec/

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/apos-denuncia-de-fraude-trump-parabeniza-daniel-noboa-por-reeleicao-no-equador