Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Avanço transnacional da extrema direita é desafio maior do que foi o nazifascismo”, diz João Cezar de Castro Rocha

Professor alertou para uso de fake news e teorias conspiratórias por líderes políticos como Trump, Bolsonaro e o presidente argentino Javier Milei. Assista.

247 – O historiador, professor e escritor João Cezar de Castro Rocha afirmou que o avanço transnacional da extrema direita representa um desafio ainda maior do que o nazifascismo do século passado. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Conversas Com Hildegard Angel, da TV 247, transmitido neste sábado (8).

“O que nós enfrentamos hoje, com o avanço transnacional da extrema direita, é um desafio maior do que foi o nazifascismo do século passado. Porque o nazifascismo surge, sobretudo, como oposição violenta. Mas hoje, a extrema direita de Donald Trump, Elon Musk e Jair Bolsonaro avança conquistando corações e mentes, sobretudo das gerações mais jovens. Por quê? O que está em jogo? A gente precisa compreender esse dilema do desafio contemporâneo, é o que tenho tentado”, afirmou.

Para Castro Rocha, o que está em jogo é a disputa pela narrativa que molda as sociedades contemporâneas. Ele alertou para o uso estratégico de fake news e teorias conspiratórias por líderes políticos da extrema direita, como Trump, Bolsonaro e o presidente argentino Javier Milei.

“Não existem mais projetos para a cidadania, como por exemplo a ‘Pátria Educadora’ de Dilma Rousseff, ou o ’50 anos em 5′, de JK, ou as ‘Reformas de Base’, do João Goulart”, afirmou o professor. “Uma vez que você tem o ódio como mecanismo de interação social, nós vivemos o caos que vivemos hoje”, completou. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

FONTE: https://www.brasil247.com/entrevistas/avanco-transnacional-da-extrema-direita-e-desafio-maior-do-que-foi-o-nazifascismo-diz-joao-cezar-de-castro-rocha