O vice-presidente Geraldo Alckmin iniciou diálogo com Pequim para reduzir os impactos da crise de semicondutores na indústria automotiva brasileira.
247 – O governo brasileiro intensificou as negociações com a China em busca de uma solução para a crise global de semicondutores, que ameaça a produção de veículos no país. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), lidera as tratativas e já iniciou conversas com autoridades e representantes do setor tecnológico chinês.
De acordo com informações divulgadas originalmente pelo Canal Gov, Alckmin reuniu-se na terça-feira (28) com executivos das montadoras, fabricantes de autopeças e representantes dos trabalhadores da indústria automotiva. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para mitigar os efeitos da escassez de chips, essenciais para o funcionamento de veículos modernos, especialmente os modelos flex.
A crise foi agravada após uma disputa diplomática entre a Holanda e a China, que levou o governo chinês a restringir a exportação de determinados semicondutores. Um dos alvos da medida é uma empresa responsável por cerca de 40% do fornecimento global de chips automotivos — o que acendeu o alerta em diversos países que dependem dessa cadeia produtiva, inclusive o Brasil.
Foto: Júlio César Silva/MDIC
FONTE: https://www.brasil247.com/industria/brasil-busca-saida-com-a-china-para-enfrentar-escassez-global-de-chips