Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Breno Altman cobra da esquerda posicionamento em defesa da soberania da Venezuela

Segundo o jornalista, existe uma “letargia na solidariedade” ao país sul-americano.

247 – O jornalista Breno Altman cobrou da esquerda brasileira nesta terça-feira (16) que preste solidariedade à Venezuela após o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, deslocar militares para a região do Caribe, próxima à costa venezuelana.

“A letargia na solidariedade à Venezuela não é só do governo Lula. Até agora o único partido a se mobilizar foi o PCO. O PT, o PCdoB, o PSOL, a chamada ‘esquerda radical’ – todos limitados a notas, quando muito, assim como movimentos populares, sindicais e estudantis. Até quando?”, escreveu o jornalista no X.

O governo Trump estimou que pelo menos 4 mil militares se desloquem para a costa da Venezuela. Nesta terça, os EUA afirmaram que ao menos três embarcações já haviam sido atacadas por forças norte-americanas por suposta ligação com o narcotráfico venezuelano.

Os Estados Unidos alegam que a medida é necessária para combater o narcoterrorismo e também anunciaram uma recompensa de até US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) por informações que levem à prisão ou à condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

No mês passado, a vice-presidenta venezuelana, Delcy Rodríguez, respondeu ao diretor da DEA, Terry Cole, após acusações de que o país sul-americano teria vínculos com o narcotráfico. “A DEA é o maior cartel de drogas que existe no mundo”, denunciou a integrante do governo Maduro.

Petróleo

O narcotráfico não é o único motivo para o deslocamento de militares norte-americanos para a região próxima à costa venezuelana. O país sul-americano tem as maiores reservas comprovadas de petróleo do planeta, segundo levantamento divulgado pelo site World Atlas, referente a 2024.

O recurso energético, que historicamente está no centro das disputas geopolíticas, é também um dos principais fatores de tensão nas relações entre Caracas e Washington. De acordo com os números, a Venezuela ocupa a liderança absoluta, com 300,9 bilhões de barris. Na segunda posição está a Arábia Saudita, com 266,5 bilhões, seguida pelo Canadá, com 169,7 bilhões.

Na sequência apareceram Irã (157,8 bilhões), Iraque (150 bilhões), Rússia (103,2 bilhões), Kuwait (101,5 bilhões), Emirados Árabes Unidos (97,8 bilhões), Estados Unidos (48,5 bilhões) e Líbia (48,4 bilhões).

O Brasil figura mais abaixo na lista, em 15º lugar, com 16,2 bilhões de barris – volume que representa aproximadamente 1% das reservas mundiais.

Foto: Brasil247

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/breno-altman-cobra-da-esquerda-posicionamento-em-defesa-da-soberania-da-venezuela