Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

BRICS é ‘símbolo de esperança’ contra hegemonia dos EUA, afirma presidente boliviano

Luis Arce destaca o papel do bloco econômico no fortalecimento de um mundo multipolar durante cúpula em Caracas.

247 – O presidente da Bolívia, Luis Arce, ressaltou neste sábado (14), durante a Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), em Caracas, a importância do BRICS como um símbolo de esperança para a construção de uma ordem mundial multipolar. A declaração foi divulgada pela Sputnik Brasil, que cobriu o evento e destacou as falas do mandatário.

“Em um cenário em que as nuvens da hegemonia americana voltam a erguer-se ameaçadoramente sobre a nossa grande pátria, a partir da ALBA-TCP celebramos a chegada de um novo amanhecer multipolar em que o BRICS emerge como um símbolo de esperança”, afirmou Arce, dirigindo-se a chefes de Estado e representantes regionais.

A Bolívia, que recebeu convite para integrar o BRICS como membro pleno a partir de 2025, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do bloco regional e a construção de alianças estratégicas. “Hoje, mais do que nunca, devemos compreender que, se não trabalharmos e lutarmos juntos, estamos condenados a ser aniquilados separadamente. Não pode haver dúvidas sobre isso”, destacou o presidente boliviano.

Arce também enfatizou a contribuição das raízes indígenas bolivianas na construção de pontes diplomáticas e econômicas entre as nações. “A Bolívia, com suas raízes indígenas, está comprometida em continuar a construir pontes”, disse, reforçando o alinhamento de seu país com os ideais de solidariedade e cooperação promovidos tanto pelo BRICS quanto pela ALBA-TCP.

A participação de Arce na cúpula reflete um momento de reconfiguração geopolítica, em que países da América Latina buscam maior autonomia frente à influência histórica dos Estados Unidos. O convite ao BRICS, estendido também a Cuba, reforça o objetivo do bloco de incluir nações emergentes que buscam alternativas à ordem hegemônica liderada por Washington.

Foto: Tass

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/brics-e-simbolo-de-esperanca-contra-hegemonia-dos-eua-afirma-presidente-boliviano