Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

“Cartel de Los Soles” não existe; é desculpa dos EUA para derrubar governos, diz Petro

Presidente da Colômbia se posiciona ao lado da Venezuela, de Nicolás Maduro, em meio às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump.

247 – O “Cartel de Los Soles” da Venezuela não existe e, na verdade, é usado como um pretexto fictício para derrubar governos que não obedecem à extrema direita, afirmou nesta segunda-feira (25) o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A reportagem é da agência Sputnik.

Em fevereiro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que Washington estava designando diversos cartéis de drogas como organizações terroristas globais. Entre eles, o Tren de Aragua, o Cartel de Sinaloa, o Cartel del Noreste, os Carteles Unidos e a MS-13. O Cartel de Los Soles da Venezuela foi incluído na lista no fim de julho.

 “O Cartel de Los Soles não existe”, escreveu Petro na rede X. “É um pretexto fictício da extrema direita para derrubar governos que não lhes obedecem.”

Segundo Petro, o tráfico de cocaína colombiana pela Venezuela é controlado pela chamada “Junta do Narcotráfico”, cujos líderes vivem na Europa e no Oriente Médio. Bogotá propôs tanto a Washington quanto a Caracas unir esforços para destruir esse cartel, ressaltando que a ideia é coordenação, não submissão.

O presidente colombiano acrescentou que os problemas políticos da Venezuela só podem ser resolvidos pelos próprios venezuelanos, por meio do diálogo e de mais democracia.

Em meados de agosto, a imprensa informou, citando fontes do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, que Washington estava deslocando meios navais e mais de 4.000 fuzileiros navais e marinheiros para águas da América Latina e do Caribe, com o objetivo de conter atividades de cartéis. Na semana passada, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que Trump está disposto a usar “todos os elementos do poder americano” para combater o narcotráfico, sem descartar a possibilidade de uma operação militar na Venezuela.

O envio de três navios de guerra norte-americanos ocorre em meio ao aumento das tensões entre Washington e Caracas, após o anúncio, no início de agosto, pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, de uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Washington alega que Maduro seria o chefe do Cartel de Los Soles e, juntamente com outros altos funcionários, responsável por inundar os EUA com drogas ilegais.

FOTO: Samantha Power USAID

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/cartel-de-los-soles-nao-existe-e-desculpa-dos-eua-para-derrubar-governos-diz-petro#google_vignette