Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“China aposta em alta tecnologia para consolidar protagonismo global”, diz Pepe Escobar

Em entrevista à TV 247, analista ressalta avanço tecnológico e espírito de organização que impressionam na nova realidade chinesa.

247 – Em entrevista concedida à TV 247 nesta sexta-feira (25), o jornalista e analista geopolítico Pepe Escobar compartilhou as impressões de sua última viagem pela China, destacando a aceleração tecnológica do país e sua organização social. A conversa foi conduzida por Leonardo Attuch e transmitida pela TV 247 no YouTube. Escobar contou que seu mergulho de duas semanas entre Xangai e Hong Kong revelou um país que, além de recuperar-se rapidamente dos impactos da pandemia, consolidou uma infraestrutura de ponta em áreas como transporte, telecomunicações e energia. “Você vê sinais visíveis de um país organizado, limpo, meticuloso, ultra tecnológico”, descreveu.

Pepe Escobar chamou atenção para a qualidade da nova geração de produtos chineses, que desafiam grandes marcas ocidentais em setores como automobilismo e eletrônicos. “Os SUVs chineses hoje competem em qualidade com Range Rover e Maserati, mas a preços muito inferiores”, afirmou. Sobre tecnologia, mencionou também o crescimento da marca BYD e a presença cada vez mais comum de táxis elétricos chineses em aeroportos da Ásia.

Ele também ironizou a indústria de luxo ocidental, citando exposições feitas por fabricantes chineses nas redes sociais: “Explodiu completamente o mito de ‘made in France’ e ‘made in Italy’. Muito do que é vendido como luxo ocidental é fabricado na China por uma fração do custo”, destacou.

O papel da educação e do Partido Comunista Chinês

Ao abordar a governança interna, Escobar ressaltou a centralidade do Partido Comunista da China (PCC) na organização econômica e social do país. “Eles têm falado cada vez mais sobre o socialismo com características chinesas, com o Partido como espinha dorsal do sistema”, observou.

Segundo ele, a ideologia promovida atualmente é uma atualização do marxismo-leninismo para o século XXI. “É um marxismo-leninismo 4.0, uma adaptação para as necessidades da China contemporânea, sem abrir mão do internacionalismo”, explicou. Assista:

Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247

FONTE: https://www.brasil247.com/entrevistas/china-aposta-em-alta-tecnologia-para-consolidar-protagonismo-global-diz-pepe-escobar