Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

China denuncia na ONU ataques dos EUA contra a Venezuela no Caribe

No Conselho de Segurança, representante chinês na ONU classificou as ações de Washington como uma ameaça à paz da região.

247 – A China denunciou nesta sexta-feira (10), no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), os ataques militares dos Estados Unidos no Caribe, os quais considera uma interferência na soberania da Venezuela e uma ameaça à paz regional. A reportagem é da Telesur.

O representante diplomático, Fu Cong, afirmou que, sob o pretexto de combater o narcotráfico, Washington deslocou forças militares que afundaram embarcações venezuelanas e interceptaram navios pesqueiros, o que aumentou as tensões na área.

O diplomata chinês ressaltou, na reunião convocada por Caracas, que essas “medidas unilaterais e excessivas” constituem uma violação dos direitos das pessoas e representam uma ameaça direta à liberdade e à segurança da navegação em águas internacionais.

“Rejeitamos o uso ou a ameaça de uso da força nas relações internacionais e repudiamos a ingerência de forças externas nos assuntos internos da Venezuela”, destacou o representante, que solicitou aos Estados Unidos que cessem essas ações para evitar um agravamento do conflito.

Foto: CHARLY TRIBALLEAU/GLOBAL TIMES

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/china-denuncia-na-onu-ataques-dos-eua-contra-a-venezuela-no-caribe