Pequim critica tarifa de 10% sobre produtos chineses e defende histórico de cooperação antidrogas com Washington.
247 – O governo da China manifestou forte insatisfação e oposição à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses, sob o pretexto de combater o tráfico de fentanil. A declaração foi feita por um porta-voz do Ministério da Segurança Pública da China, conforme divulgado no site oficial da pasta em 2 de fevereiro, segundo reporta o Guancha.
“Os Estados Unidos usaram o problema do fentanil como pretexto para impor uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses. A China expressa forte insatisfação e se opõe firmemente a essa medida”, afirmou o porta-voz, destacando que a decisão de Washington representa um ataque injustificado à economia chinesa, com impacto direto nas relações bilaterais.
Pequim defende que é um dos países com as políticas antidrogas mais rigorosas do mundo, cumprindo com firmeza suas obrigações internacionais como signatário das convenções da ONU sobre controle de entorpecentes. Em 2019, a China foi pioneira ao classificar oficialmente toda a categoria de substâncias derivadas do fentanil, em resposta a um pedido dos próprios Estados Unidos. “Após essa medida, não houve mais relatos de apreensões de fentanil de origem chinesa por parte das autoridades americanas”, destacou o comunicado.
Além disso, o governo chinês ressaltou que, nos últimos anos, os dois países mantiveram uma ampla cooperação no combate às drogas, com avanços em áreas como o controle de substâncias, troca de informações de inteligência, cooperação em investigações, monitoramento de publicidade ilegal na internet e intercâmbio de tecnologias de detecção de entorpecentes.
Pequim criticou ainda o fato de que os Estados Unidos não adotaram medidas permanentes para o controle de substâncias derivadas do fentanil em seu próprio território. Para o governo chinês, a raiz da crise do fentanil está na alta demanda doméstica por drogas e na fragilidade das políticas de prevenção e combate ao tráfico nos Estados Unidos. “Reduzir a demanda interna e fortalecer a aplicação da lei são as soluções fundamentais. Culpar outros países não contribui para a resolução real do problema e prejudica seriamente a confiança e a cooperação entre China e Estados Unidos no combate às drogas”, afirmou o porta-voz.
Por fim, a China instou os Estados Unidos a “corrigirem suas ações equivocadas” e a preservarem o ambiente de cooperação construído nos últimos anos, destacando a importância de uma relação bilateral estável e sustentável para a segurança global.
FOTO: Wikimedia Commons
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/china-diz-que-eua-usam-fentanil-como-pretexto-para-guerra-comercial