Trump afirmou que Xi Jinping entrou em contato com ele para discutir questões comerciais.
247 – Lê-se no Global Times desta segunda-feira (28): “”Quando solicitado a comentar a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante entrevista à revista TIME em 22 de abril, de que o presidente Xi Jinping ‘ligou’, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou nesta segunda que ‘até onde sei, não houve qualquer ligação entre os dois presidentes recentemente’.
Questionado sobre a existência de conversas em andamento entre China e Estados Unidos, Guo acrescentou: ‘Deixe-me deixar claro mais uma vez que China e Estados Unidos não estão envolvidos em nenhuma consulta ou negociação sobre tarifas'”.
Na última sexta-feira, Trump afirmou que Xi Jinping entrou em contato com ele para discutir questões comerciais, embora não tenha especificado a data da ligação.
“Ele ligou. E não acho que isso seja um sinal de fraqueza da parte dele”, disse Trump na entrevista que marcou seus primeiros 100 dias de mandato.
Trump destacou que, com base em sua conversa com Xi, acredita haver um nível de tarifa que Pequim estaria disposto a aceitar. No entanto, enfatizou que não permitirá que a China lucre um trilhão de dólares em comércio com os EUA, nem mesmo US$ 750 bilhões.
Em 2 de abril, Trump assinou uma ordem executiva introduzindo tarifas “recíprocas” sobre importações de outros países. A tarifa básica foi fixada em 10%, enquanto taxas mais elevadas foram aplicadas a 57 países, calculadas com base no déficit comercial dos Estados Unidos com cada país, de modo a buscar o equilíbrio em vez do déficit.
No entanto, em 9 de abril, o líder norte-americano anunciou que mais de 75 países não adotaram medidas retaliatórias e solicitaram negociações, razão pela qual, durante 90 dias, tarifas básicas de importação de 10% seriam aplicadas a todos, exceto à China.
Após uma série de movimentos na guerra comercial, a tarifa “recíproca” adicional dos EUA sobre produtos chineses chegou a 125%, mesma porcentagem aplicada pela China sobre bens norte-americanos. Além disso, os Estados Unidos impuseram outra tarifa de 20% sobre produtos chineses, relacionada a acusações de combate insuficiente contra drogas sintéticas. (Com informações da Sputnik).
Foto: Global Times
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/china-reitera-que-trump-e-xi-nao-se-falaram-em-meio-a-guerra-comercial