Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

China suspende importações de carne de frango do Brasil após detecção de foco de gripe aviária

Segundo o Ministério da Agricultura, estão sendo adotadas medidas para erradicar o foco e preservar a produção nacional.

247 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse à CNN Brasil, nesta sexta-feira (16), que a China decidiu suspender as compras de carne de frango do Brasil. A suspensão foi anunciada após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no estado do Rio Grande do Sul.

O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na quinta-feira (15), marca o primeiro foco da doença identificado em sistemas de avicultura comercial no Brasil. O foco foi encontrado em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o comunicado oficial do Ministério, o vírus da influenza aviária circula desde 2006, com predominância na Ásia, África e norte da Europa. O governo brasileiro informou que as medidas previstas no plano nacional de contingência para conter a doença já foram acionadas. “Essas ações não visam apenas erradicar o foco, mas também assegurar a continuidade da produção e o abastecimento do setor, garantindo a segurança alimentar da população”, explicou o Ministério.

Apesar da gravidade do caso, o Ministério ressaltou que o vírus não é transmitido pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que o risco de infecção em seres humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre, principalmente, entre pessoas que têm contato intenso com aves infectadas, como tratadores e profissionais do setor.

O governo brasileiro também afirmou que realizará a comunicação formal sobre o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e a todos os parceiros comerciais do Brasil.

FOTO: Pixabay

FONTE: https://www.brasil247.com/economia/china-suspende-importacoes-de-carne-de-frango-do-brasil-apos-deteccao-de-foco-de-gripe-aviaria