Tarifas retaliatórias de 125% continuam válidas para outros produtos dos EUA.
247 – A China decidiu suspender as tarifas retaliatórias de 125% sobre semicondutores da fabricante Nvidia, dos Estados Unidos, em meio à guerra comercial entre os países e iniciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, informou o canal RT na quinta-feira (24). A Nvidia é atualmente a empresa mais valiosa do mundo.
As tarifas de 125% continuam válidas para outros produtos, segundo a Alfândega da China.
Posteriormente, a agência Reuters informou, nesta sexta-feira (25), que a China isentou algumas importações dos EUA de suas tarifas de 125% e está pedindo às empresas que identifiquem os produtos essenciais que precisem ficar livres de taxas.
Contudo, a China ainda não comunicou publicamente quaisquer isenções. Uma declaração emitida nesta sexta pelo Birô Político do Partido Comunista da China concentrou-se nos esforços para manter a estabilidade no país, apoiando as empresas e os trabalhadores mais afetados pelas tarifas.
Em 2 de abril, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que implementou tarifas recíprocas sobre importações de diversos países. A alíquota-base foi fixada em 10%, com taxas mais altas aplicadas a 57 países, com base no déficit comercial dos EUA com cada uma dessas nações.
Em 9 de abril, Trump anunciou que uma tarifa básica de 10% seria imposta, por um período de 90 dias, a mais de 75 países que não haviam retaliado e que haviam solicitado negociações — com exceção da China. À medida que a guerra comercial avançou, as tarifas dos EUA sobre produtos chineses chegaram a 145%, enquanto as tarifas da China sobre importações americanas atingiram 125%. (Com agências).
FOTO: Wikimedia Commons
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/china-suspende-tarifas-de-125-sobre-semicondutores-da-nvidia