Anúncio veio do presidente Gustavo Petro após Israel interceptar Flotilha Global Sumud.
247 – Após relatos de que Israel deteve em águas internacionais dois cidadãos colombianos envolvidos em ajuda humanitária à Palestina, o presidente colombiano Gustavo Petro anunciou a denúncia do acordo de livre comércio com Israel e a expulsão da delegação diplomática israelense do país. A reportagem é da agência Sputnik:
“Se essa informação for verdadeira, trata-se de um novo crime internacional de [primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu. Dois cidadãos colombianos, engajados no apoio humanitário à Palestina, foram detidos em águas internacionais. O Ministério das Relações Exteriores deve apresentar todas as ações cabíveis, inclusive na Justiça israelense. Convido juristas internacionais a se somarem aos nossos advogados para defender a Colômbia. O acordo de livre comércio com Israel está sendo denunciado imediatamente. Toda a delegação diplomática israelense na Colômbia deve deixar o país”, escreveu Petro na rede X.
Segundo a Al Jazeera, forças israelenses detiveram nesta quarta-feira ativistas de embarcações que lideravam a Frota Global Sumud, entre eles um repórter da emissora.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que a marinha israelense interceptou várias embarcações da Frota Global Sumud e está transferindo os passageiros para um porto israelense.
Foto: Reprodução (YT/Gov.Colômbia)
FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/colombia-expulsa-todos-os-diplomatas-israelenses-apos-mais-um-crime-contra-a-humanidade-de-netanyahu