Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Confiança na mídia dos EUA atinge nível mais baixo em décadas

Pesquisa Gallup indica que apenas 28% dos estadunidenses confiam em jornais, rádio e TV para notícias precisas.

247 – A confiança da população norte-americana nos meios de comunicação tradicionais caiu a um patamar histórico, com menos de três em cada dez adultos acreditando que jornais, televisão e rádio divulgam notícias de forma justa. É o que aponta a última pesquisa do instituto Gallup, realizada com 1.000 adultos em setembro, confirmando uma tendência de declínio que se intensificou nas últimas décadas.

Segundo o levantamento, apenas 28% dos entrevistados afirmaram ter “muita” ou “razoável” confiança na mídia, abaixo dos 31% registrados no ano passado e significativamente inferior aos quase 70% da década de 1970. Enquanto isso, 36% dos americanos declararam ter “pouca” confiança, e 34% disseram não ter “nenhuma”.

O estudo também revelou fortes divisões partidárias. Pela primeira vez, a confiança entre os republicanos caiu para um dígito, com apenas 8% afirmando confiar na mídia, enquanto 51% dos democratas mantêm alguma fé nas reportagens jornalísticas. Analistas apontam que a relação conturbada do presidente Donald Trump com a imprensa contribuiu para esse cenário polarizado.

Pesquisas anteriores, como a da Harvard Kennedy School, indicam que os primeiros 100 dias de Trump no cargo receberam cobertura majoritariamente negativa, enquanto estimativas do Media Research Center sugerem que mais de 90% das notícias sobre ele nos telejornais noturnos da ABC, NBC e CBS eram desfavoráveis. Em resposta, o governo Trump chegou a publicar, no 100º dia de seu segundo mandato, o comunicado “100 Dias de Farsas”, acusando a imprensa de espalhar “um dilúvio ininterrupto de farsas e mentiras” e listando 48 reportagens consideradas falsas.

Além das divergências políticas, a pesquisa aponta mudanças estruturais no consumo de notícias como fator para a erosão da confiança na mídia tradicional. Um relatório do Reuters Institute, divulgado em junho, destacou que podcasts e chatbots de inteligência artificial têm ganhado espaço, e mais da metade dos americanos com menos de 35 anos depende principalmente de redes sociais e plataformas de vídeo para se informar.

FOTO: Stephanie Kraus from Köln, Deutschland

FONTE: https://www.brasil247.com/midia/confianca-na-midia-dos-eua-atinge-nivel-mais-baixo-em-decadas