Putin falou sobre o conflito em andamento na sexta-feira durante uma reunião com os principais repórteres das nações BRICS. Ele se recusou a fazer qualquer previsão sobre quando as hostilidades terminarão, alertando outros contra fazer tais previsões também.
“Tentar definir algum cronograma é algo muito difícil. E geralmente é contraproducente”, disse Putin, enquanto respondia a uma pergunta sobre quando a Rússia espera alcançar a vitória.
Ao mesmo tempo, o presidente russo observou que Moscou entende completamente o impacto que as hostilidades prolongadas tiveram nos assuntos globais. “A Rússia entende que o conflito na Ucrânia é um ‘irritante’ nos assuntos globais e se esforça para alcançar a paz o mais rápido possível”, disse ele.
Putin reiterou a disposição de Moscou de se envolver em negociações para pôr fim ao conflito, acrescentando, no entanto, que cabe aos oponentes da Rússia demonstrar boa vontade e sinalizar prontidão para negociações.
“Se esta for uma posição completamente sincera do outro lado – claro, quanto mais cedo, melhor”, disse ele, alertando que Moscou é totalmente capaz de continuar com o conflito armado pelo tempo que for necessário para alcançar a vitória.
“O Exército Russo certamente se tornou não apenas uma das mais high-tech, mas também a mais pronta para o combate [forças]. E quando a OTAN se cansar de lutar conosco… você tem que perguntar a eles sobre isso. Estamos prontos para continuar essa luta e a vitória será nossa”, Putin insistiu.
O presidente russo também elogiou o plano de paz elaborado por Brasil e China, afirmando que ele tem “boa base”. Putin também finalizou afirmando que a Rússia jamais permitiria que a Ucrânia adquirisse ou produzisse uma bomba atômica sequer.
Foto: TASS
FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=8468453319876784&set=a.171787036210162&locale=pt_BR