Em relatório publicado na manhã de hoje, analistas do BTG Pactual avaliam que a imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos, anunciada pelo presidente Donald Trump, deve ter impacto econômico direto limitado. No entanto, a área de análise do banco aponta que as implicações políticas do episódio podem beneficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário eleitoral de 2026.
“A base de apoio do governo no Congresso sugere que a medida pode fortalecer politicamente o presidente Lula, ao intensificar o embate com seu principal antagonista – especialmente após menções diretas do presidente Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Analistas políticos acreditam que essa nova narrativa pode aumentar a popularidade de Lula e reposicionar seu discurso com vistas às eleições de 2026”, afirma o documento assinado por oito analistas do banco.
CONTINUE LENDO AQUI: https://economia.uol.com.br/colunas/graciliano-rocha/2025/07/10/disputa-tarifaria-pode-fortalecer-lula-na-eleicao-diz-relatorio-do-btg.htm
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil