Embaixada agride ministro do STF e ameaça o Brasil.
247 – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil criticou publicamente, nesta sexta-feira (12), a condenação de Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão. Por meio de uma publicação em rede social, a embaixada norte-americana classificou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) como “mais um capítulo do complexo de perseguição e censura” e chamou o ministro Alexandre de Moraes de “violador de direitos humanos”
“Ontem, quatro dos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Essa decisão é mais um capítulo do complexo de perseguição e censura do ministro Moraes, um violador de direitos humanos sancionado, que tem Bolsonaro e seus apoiadores como alvo. Encaramos esse sombrio desdobramento com a máxima seriedade”, diz o post.
Na quinta-feira, a embaixada norte-americana no Brasil já havia se manifestado republicando uma declaração do secretário de Estado, Marco Rubio. No texto, Rubio faz novas ameaças ao Brasil por conta da condenação de Bolsonaro. “As perseguições políticas por parte do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam, uma vez que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão adequadamente a esta caça às bruxas”, escreveu.
O Itamaraty respondeu às ameaças afirmando que a democracia brasileira não se intimidará diante das ameaças. “Continuaremos a defender a soberania do País de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem. Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, diz a nota
Condenação histórica do STF
Na quinta-feira (11), quatro dos cinco ministros da Primeira Turma do STF votaram pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus no processo da chamada “Trama Golpista”. Foi a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente foi condenado por tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Além da pena de 27 anos e 3 meses de prisão, o julgamento prevê que Bolsonaro e os demais condenados paguem, de forma solidária, uma indenização de R$ 30 milhões. Entre os réus, militares podem perder suas patentes e policiais envolvidos já foram destituídos de seus cargos.
https://x.com/EmbaixadaEUA/status/1966527221549699165
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/embaixada-dos-eua-ataca-moraes-apos-condenacao-de-bolsonaro