Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Engenheiros chineses combinam tecnologias para criar novo tipo de motor hipersônico, revela mídia

Uma equipe de engenheiros da China está desenvolvendo um novo projeto inovador de motor a jato hipersônico que deve ser um dos mais rápidos que existem, informa o jornal South China Morning Post.

Montando um ramjet, motor a jato sem partes móveis, em um motor de detonação rotativa, os cientistas querem alcançar “melhor impulso contínuo, velocidades de partida mais baixas e desempenho aprimorado”.

O próprio conceito de motor de detonação rotativa é um motor em desenvolvimento que utiliza uma ou várias ondas de detonação que se propagam continuamente por um canal anular.

Durante a detonação, os produtos da combustão se expandem em velocidade supersônica, o que, teoricamente, é 25% mais eficiente do que a combustão tradicional.

Hoje em dia, vários países estão desenvolvendo diferentes tipos desse motor, mas a maioria dos projetos tem limitações tradicionais:

  • os motores de detonação por pulso não têm empuxo contínuo;
  • os motores de detonação oblíqua exigem velocidades de partida muito altas;
  • os motores de detonação rotativa não alcançam ganhos ideais de pressão total.

O invento dos cientistas chineses, que combinaram compressor de rotor baseado em ramjet com um motor de detonação, tem um rotor rotativo com lâminas instaladas em uma carcaça estacionária.

O motor funciona comprimindo a mistura combustível, iniciando a combustão por detonação e a expansão do gás nos vários canais entre as lâminas.

“Ao ajustar a velocidade do rotor, a onda de detonação é mantida em uma posição relativamente fixa dentro do motor, aproximando-se do ganho de pressão total ideal e da eficiência termodinâmica de um ciclo de detonação”, explica o artigo.

FOTO: Plasmadynamic and Electric Propulsion Laboratory

FONTE: https://noticiabrasil.net.br/20241108/engenheiros-chineses-combinam-tecnologias-para-criar-novo-tipo-de-motor-hipersonico-revela-midia-37270396.html