Uma equipe de engenheiros da China está desenvolvendo um novo projeto inovador de motor a jato hipersônico que deve ser um dos mais rápidos que existem, informa o jornal South China Morning Post.
Montando um ramjet, motor a jato sem partes móveis, em um motor de detonação rotativa, os cientistas querem alcançar “melhor impulso contínuo, velocidades de partida mais baixas e desempenho aprimorado”.
O próprio conceito de motor de detonação rotativa é um motor em desenvolvimento que utiliza uma ou várias ondas de detonação que se propagam continuamente por um canal anular.
Durante a detonação, os produtos da combustão se expandem em velocidade supersônica, o que, teoricamente, é 25% mais eficiente do que a combustão tradicional.
Hoje em dia, vários países estão desenvolvendo diferentes tipos desse motor, mas a maioria dos projetos tem limitações tradicionais:
- os motores de detonação por pulso não têm empuxo contínuo;
- os motores de detonação oblíqua exigem velocidades de partida muito altas;
- os motores de detonação rotativa não alcançam ganhos ideais de pressão total.
O invento dos cientistas chineses, que combinaram compressor de rotor baseado em ramjet com um motor de detonação, tem um rotor rotativo com lâminas instaladas em uma carcaça estacionária.
O motor funciona comprimindo a mistura combustível, iniciando a combustão por detonação e a expansão do gás nos vários canais entre as lâminas.
“Ao ajustar a velocidade do rotor, a onda de detonação é mantida em uma posição relativamente fixa dentro do motor, aproximando-se do ganho de pressão total ideal e da eficiência termodinâmica de um ciclo de detonação”, explica o artigo.
FOTO: Plasmadynamic and Electric Propulsion Laboratory
FONTE: https://noticiabrasil.net.br/20241108/engenheiros-chineses-combinam-tecnologias-para-criar-novo-tipo-de-motor-hipersonico-revela-midia-37270396.html