Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Erdogan elogia “marcha da oposição” até a capital da Síria

Líder turco também demonstrou frustração com o presidente sírio Bashar al-Assad.

247 – O presidente turco Recep Tayyip Erdogan expressou nesta sexta-feira a esperança de que a “marcha da oposição” síria “continue sem acidentes”, relatou a TRT World.

“Idlib, Hama, Homs e o alvo, claro, é Damasco. A marcha da oposição continua. Nosso desejo é que essa marcha na Síria prossiga sem acidentes ou desastres”, afirmou Erdogan a jornalistas em Istambul.

O líder turco também demonstrou frustração com o presidente sírio Bashar al-Assad, a quem acusou de rejeitar o diálogo. “Entramos em contato com Assad, dizendo: ‘Venha, vamos moldar juntos o futuro da Síria’. Infelizmente, não recebemos uma resposta positiva”, disse Erdogan.

O grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e vários outros grupos armados lançaram uma operação em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib em direção às cidades de Aleppo e Hama. Um dia depois, Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, ficou sob o controle completo dos militantes pela primeira vez desde o início do conflito no país, em 2011.

O comando do exército sírio anunciou em 1º de dezembro que o avanço dos terroristas na região de Hama havia sido interrompido e que as tropas governamentais haviam lançado uma contraofensiva, retomando o controle de vários assentamentos anteriormente capturados pelos militantes. No entanto, em 5 de dezembro, o Ministério da Defesa da Síria informou que as forças armadas sírias se retiraram da cidade de Hama após intensas batalhas com os militantes.

No início desta sexta-feira (6), uma emissora turca publicou um vídeo mostrando fumaça perto do centro de Damasco e relatos de uma suposta explosão perto do quartel-general das forças armadas sírias. (Com informações da Sputnik).

FOTO: Wikimedia Commons

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/erdogan-elogia-marcha-da-oposicao-ate-a-capital-da-siria