Teerã acusa a agência de espionagem e diz que AIEA foi responsável pelo ataque de Israel ao Irã.
247 – Os Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que é inaceitável que o Irã tenha decidido suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse em um briefing regular que isso era inaceitável e que Teerã deve cooperar totalmente com a agência da ONU sem mais demora.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, colocou em vigor nesta quarta-feira uma lei aprovada pelo Parlamento na semana passada para suspender a cooperação com o órgão de vigilância nuclear da ONU, informou a mídia estatal iraniana.
A decisão do Irã de suspender a cooperação com a AIEA após a guerra de 12 dias com Israel e um ataque dos EUA é um desdobramento esperado, afirmou a analista política turca Ceyda Karan à Sputnik. Teerã considera a agência responsável pelo ataque de Israel ao Irã e por um aparente ato de espionagem em nome de Tel Aviv.
Israel, aliado dos Estados Unidos, é membro da AIEA e tem suas atividades de pesquisa nuclear submetidas à supervisão e verificação do órgão. No entanto, o país não é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), que tem como objetivo conter a disseminação de armas nucleares e incentivar o desarmamento global. (Com informações de agências).
FOTO: Khamenei.ir
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/eua-consideram-inaceitavel-decisao-do-ira-de-suspender-cooperacao-com-agencia-atomica