TPI também se pronunciou e condenou as medidas do governo Trump.
247 – A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Tribunal Penal Internacional (TPI) manifestaram forte preocupação nesta quarta-feira (20) após a decisão dos Estados Unidos de impor novas sanções contra juízes e promotores da corte.
O TPI afirmou nesta quarta-feira (20) que considera as novas sanções dos EUAcontra dois juízes e dois promotores-adjuntos um ataque à independência da corte, ressaltando que seguirá cumprindo seu trabalho apesar das restrições.
Mais cedo, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que havia imposto sanções adicionais a quatro funcionários do TPI por suposta persecução de cidadãos norte-americanos e israelenses.
“O Tribunal Penal Internacional deplora o anúncio de novas designações para sanções pela administração dos EUA… Essas sanções são um ataque flagrante contra a independência de uma instituição judicial imparcial, que atua sob o mandato de 125 Estados Partes de todas as regiões”, declarou o tribunal em comunicado.
As Nações Unidas manifestaram grande preocupação com a decisão dos Estados Unidos de impor novas sanções a autoridades do Tribunal Penal Internacional (TPI), afirmou nesta quarta-feira o porta-voz da ONU, Stephen Dujarric.
“Estamos muito preocupados com as decisões tomadas para atingir ainda mais os funcionários do TPI com sanções emitidas pelos Estados Unidos”, disse Dujarric em coletiva de imprensa.
Segundo ele, a medida exerce pressão sobre a Procuradoria e enfraquece os fundamentos da justiça internacional.
Foram designados como sancionados pelos EUA os juízes Nicolas Gillou, da França, e Kimberly Prost, do Canadá, além dos promotores-adjuntos Nazhat Shameem Khan, de Fiji, e Mame Mandiaye Niang, de Senegal.
FOTO: justflix
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/eua-impoem-novas-sancoes-contra-o-tpi-por-investigar-crimes-de-israel-em-gaza-onu-condena