Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Foto de Lula com Trump bate recorde de engajamento nas redes, diz Quaest

Imagem do encontro entre o presidente brasileiro e Donald Trump superou todas as anteriores.

247 – A imagem divulgada neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que ele aparece apertando a mão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião na Malásia, tornou-se o maior fenômeno de engajamento da sua trajetória nas redes sociais.

De acordo com levantamento Quaest publicado pelo jornal O Globo, a fotografia registrou recordes em todas as métricas analisadas pela nova ferramenta QuaestScan, criada para rastrear imagens e áudios em redes sociais. Foram 72 milhões de visualizações778 mil menções22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos em plataformas como Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook.

Comparação com o antigo recorde

Até então, o posto de imagem mais popular de Lula nas redes era ocupado pela foto em que ele aparece de sunga, abraçado à esposa Janja da Silva, publicada em agosto de 2021. Na época, o registro — também feito pelo fotógrafo oficial Ricardo Stuckert — havia alcançado 65 milhões de visualizações4,6 milhões de menções19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.

“A política como imagem”

O cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, avaliou que o encontro entre Lula e Trump simboliza o novo papel das redes sociais na diplomacia contemporânea.

“O encontro Lula-Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, analisou.

Sentimentos e disputas narrativas

A pesquisa também examinou as reações do público entre 21 e 27 de outubro, com base nas menções ao encontro nas redes sociais. Segundo o levantamento, 54% das publicações foram neutras26% positivas e 20% negativas.

Para Nunes, os dados revelam um retrato da disputa simbólica entre campos políticos no ambiente digital. “A direita tentando emplacar a menção a Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando”, afirmou o diretor da Quaest.

https://x.com/LulaOficial/status/1982376126774214951

Foto: Ricardo Stuckert / PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/foto-de-lula-com-trump-bate-recorde-de-engajamento-nas-redes-diz-quaest