A ministra afirmou que ‘a subserviência de Bolsonaro aos Estados Unidos está custando caro ao Brasil’.
247 – A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, repudiou nesta quarta-feira (9) a guerra tarifária lançada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que impôs uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros. De acordo com a titular da SRI, a decisão do governo trumpista é resultado da preocupação dos Estados Unidos com o crescimento do BRICS e do Sul Global. Na carta endereçada ao presidente Lula (PT), o chefe da Casa Branca aproveitou para defender Jair Bolsonaro (PL), réu no inquérito da trama golpista.
Na rede social X, a ministra afirmou que “a subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro” ao Brasil. “Trump nunca esteve preocupado com democracia em lugar nenhum, muito menos com o destino de Bolsonaro. O que ele teme é o fortalecimento das relações comerciais e financeiras do Sul Global, que o Brasil ajuda a construir nos BRICS e outros fóruns globais. Não seremos reféns de Trump nem de Bolsonaro”, continuou.
“O projeto do @LulaOficial é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil! A subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro ao país. As mentiras que ele e a família espalharam sobre o Brasil e o STF serviram de pretexto para Donald Trump taxar as exportações brasileiras”, complementou.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, depois da China. As tarifas representam um aumento significativo em relação aos 10% anunciados em abril pelo governo Trump. A tarifa de 50% começará em 1º de agosto, afirmou o presidente norte-americano.
Foto: Valdenio Vieira / SEAUD-PR
FONTE: https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/gleisi-sobre-tarifas-de-50-anunciadas-pelos-eua-contra-o-brasil-trump-teme-o-brics-e-o-sul-global