Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Governo brasileiro aposta em acordo com EUA para cota de exportação de aço

Ministros da área econômica do governo Lula ainda avaliam que a sobretaxa terá um impacto positivo na inflação brasileira ao diminuir as exportações de aço.

247 – A equipe econômica do governo Lula (PT) avalia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitará negociar um acordo de cotas de exportação de aço brasileiro sem cotas, assim como fez em 2018. Na última segunda-feira (10), Trump anunciou a decisão de taxar em 25% todas as importações do EUA de aço e alumínio. As informações são do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Em seu primeiro mandato como presidente, Trump autorizou a fixação de uma cota para a exploração do aço brasileiro sem sobretaxa. A cota ainda estava em vigor até o anúncio desta semana. A ordem do Palácio do Planalto é analisar detalhadamente o anúncio de Trump antes de tomar qualquer decisão.

Impacto positivo na inflação – Além disso, a equipe econômica do governo brasileiro acredita que a taxação americana sobre o aço pode aliviar a pressão sobre a inflação brasileira. A medida diminuirá as exportações do produto, aumentando a oferta interna. A avaliação é de que, ao diminuir as exportações de aço para os Estados Unidos, um dos principais compradores do produto brasileiro, sobrará mais aço no Brasil, diminuindo o preço interno.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/economia/governo-brasileiro-aposta-em-acordo-com-eua-para-cota-de-exportacao-de-aco