Decisão do CNPE passa a valer em 1º de agosto e também amplia teor de biodiesel no diesel.
247 – O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira (25) um pacote para acelerar a presença de combustíveis renováveis na matriz brasileira. A informação foi divulgada pelo g1 e confirmada pelo Ministério de Minas e Energia após reunião extraordinária realizada em Brasília.
Pelo novo cronograma, a gasolina comercializada no país passará a conter 30% de etanol anidro — hoje são 27%. No diesel, o percentual mínimo de biodiesel sobe de 14% para 15%. As mudanças entram em vigor em 1º de agosto e, segundo o governo, foram desenhadas para “blindar” o consumidor de possíveis picos no preço do petróleo derivados da escalada militar entre Irã e Israel.
O encontro, comandado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), reuniu representantes de 16 ministérios, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da sociedade civil e de universidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do debate que buscou, segundo a pasta, “reforçar a segurança energética e climática do país”.
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) saudou a medida. Para o colegiado, “em meio a tantas incertezas no cenário internacional, que afetam preços e causam instabilidade nos mercados, a decisão do governo brasileiro promove a soberania nacional, ao tempo em que garante a expansão de investimentos na ordem de R$ 200 bilhões; impulsiona a transição energética, reduz a emissão de gases estufa, além de estabilizar os preços da cadeia de proteínas”.
Foto: Ricardo Stuckert
FONTE: https://www.brasil247.com/economia/governo-eleva-mistura-de-etanol-na-gasolina-para-30-e-ve-biocombustiveis-como-escudo-contra-alta-do-petroleo