Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Governo Lula reduz risco Brasil em 62 pontos em 2025

O número indica uma melhora na percepção de risco do Brasil junto ao mercado internacional.

247 – O risco Brasil atingiu nesta sexta-feira (27) a marca de 152 pontos no índice que mede a confiança de investidores na capacidade do país de pagar suas dívidas. O índice caiu 62 pontos desde o início do ano, quando estava em 214 pontos, de acordo com dados publicados em sites. A redução indica uma melhora na percepção de risco do Brasil junto ao mercado internacional.

O risco Brasil é calculado a partir do Credit Default Swap (CDS) — um instrumento financeiro que funciona como um seguro contra calotes. O CDS compara os rendimentos dos títulos públicos brasileiros com os dos papéis considerados de risco quase nulo, como os do Tesouro dos Estados Unidos.

Cada ponto do CDS representa 0,01%. Assim, o nível atual equivale a 1,52% ao ano, ou seja, é esse o custo adicional que investidores pagam para se proteger contra uma possível inadimplência do Brasil.

Quanto menor o risco, melhor a avaliação do país do ponto de vista fiscal e econômico. O recuo registrado em 2025 sugere uma tendência de maior estabilidade, embora o relatório não especifique os fatores que contribuíram diretamente para essa melhora.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FONTE: https://www.brasil247.com/economia/governo-lula-reduz-risco-brasil-em-62-pontos-em-2025-zxc4ekw1