Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Governo Trump pede aos países do G7 que imponham tarifas a países que compram petróleo russo

Os EUA sancionaram a Índia com tarifas mais altas de 50% por compra de petróleo russo. A Rússia é a principal fornecedora de diesel para o Brasil.

247 – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse aos ministros das Finanças do G7 que, se realmente estiverem interessados em encerrar o conflito na Ucrânia, devem seguir Washington e impor tarifas a países que compram petróleo da Rússia, informou o Departamento do Tesouro norte-americano.

“Durante a ligação de hoje com os ministros das Finanças do G7, o secretário Bessent reiterou o apelo do presidente [Donald] Trump a nossos parceiros do G7 para que, se estiverem realmente comprometidos em encerrar a guerra na Ucrânia, juntem-se aos Estados Unidos na imposição de tarifas a países que compram petróleo da Rússia”, disse o Tesouro em comunicado divulgado na sexta-feira (12).

O Tesouro afirmou que os EUA já tomaram “medidas drásticas” contra os compradores de petróleo russo e que Washington espera que os parceiros do G7 façam o mesmo.

Bessent e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, “também acolheram os compromissos de aumentar a pressão das sanções e explorar o uso de ativos soberanos russos imobilizados”, especifica a nota.

Os ministros realizaram uma reunião na sexta, motivada por um recente incidente com drones na Polônia, diz o comunicado conjunto dos ministros.

Os EUA sancionaram a Índia com tarifas mais altas de 50% por compra de petróleo russo. A Rússia é a principal fornecedora de diesel para o Brasil.

Contudo, no início deste mês, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou da reunião da chamada Coalizão dos Dispostos sobre a Ucrânia, liderada pelo presidente francês Emmanuel Macron, o líder norte-americano disse a seus homólogos europeus que a própria Europa precisava interromper a compra de petróleo russo.

A Rússia afirmou repetidamente que conseguirá lidar com a pressão econômica, sugerindo que o Ocidente não tem coragem de admitir o fracasso de sua política de sanções. Autoridades ocidentais têm se queixado reiteradamente da ineficácia dessas medidas.

Trump pede tarifas da Otan contra a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu neste sábado (13) que os países da Otan imponham tarifas entre 50% e 100% contra a China, afirmando que isso teria um papel decisivo no fim do conflito na Ucrânia.

“A Otan, como grupo, aplicando tarifas de 50% a 100% sobre a China, que seriam totalmente retiradas após o término da guerra entre Rússia e Ucrânia, também ajudaria muito a encerrar essa guerra mortal, mas ridícula”, disse Trump na rede Truth Social. (Com informações da Sputnik).

Foto: Joyce N. Boghosian/White House

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/governo-trump-pede-aos-paises-do-g7-que-imponham-tarifas-a-paises-que-compram-petroleo-russo