Um dos objetivos, segundo o governo dos EUA, é combater a inflação.
247 – O governo do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou sua gestão com uma série de decretos para promover os combustíveis fósseis e flexibilizar regulações ambientais, segundo informações do The New York Times.
Entre as medidas, Trump declarou uma “Emergência Energética Nacional”, justificando a decisão como parte do combate à inflação e à burocracia ambiental que, segundo ele, travam investimentos no setor energético.
Entre os decretos, destaca-se uma ordem executiva que revoga os esforços da gestão Biden para integrar as mudanças climáticas às políticas de todas as agências federais. Trump afirmou que “o extremismo climático explodiu a inflação e sobrecarregou as empresas com regulações”.
De acordo com o governo, os decretos também incluem a ampliação da exploração dos chamados “minerais críticos” nos Estados Unidos, considerados essenciais para a economia e segurança nacional.
No entanto, parte dessas políticas depende de ações por parte de agências federais ou da aprovação do Congresso, além de estarem sujeitas a possíveis contestações judiciais, aponta o The New York Times.
Outra ação controversa no primeiro dia de governo foi a retirada oficial dos Estados Unidos do Acordo de Paris, tratado internacional que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. A decisão gerou críticas de líderes mundiais e organizações ambientais, que veem o movimento como um retrocesso nos compromissos globais para enfrentar a crise climática.
FOTO: GPO/ Fotos Públicas
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/governo-trump-promovera-combustiveis-fosseis