Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Governo Trump volta a ameaçar Lula e STF e endurece tom contra Brasil nas redes sociais

Subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, afirmou que Trump “impôs consequências” ao Brasil por postura contra Bolsonaro.

247 – O governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, elevou o tom contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nova publicação feita na noite desta segunda-feira (14) pela equipe diplomática norte-americana. Em postagem no X (antigo Twitter), o subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública, Darren Beattie, afirmou que Trump “impôs consequências” ao Brasil por sua postura diante de Jair Bolsonaro (PL) e acusou o governo brasileiro de atacar a liberdade de expressão e os interesses comerciais dos Estados Unidos.

“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente”, escreveu Beattie, reforçando os ataques contidos na carta enviada por Trump a Lula no último dia 9.

https://x.com/UnderSecPD/status/1944877373817573701

O movimento se soma à recente imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. Na carta, Trump condiciona a retirada da medida a uma abertura do mercado brasileiro a empresas americanas, além de atacar diretamente o julgamento de Bolsonaro no STF, classificando o processo como “uma vergonha internacional” e “caça às bruxas”.

Além das sanções tarifárias, Trump também determinou a abertura de uma investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da legislação comercial norte-americana, usada tradicionalmente para pressionar países considerados “injustos” nas trocas comerciais com os EUA. O documento acusa o STF de emitir “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de redes sociais americanas.

A publicação foi repostada pela conta oficial da Embaixada dos EUA no Brasil na plataforma X com a seguinte declaração: “.@POTUS Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula, em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA. Esses ataques são vergonhosos e desrespeitam as tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos acompanhando de perto a situação”.

https://x.com/EmbaixadaEUA/status/1944910431417704547

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/governo-trump-volta-a-ameacar-lula-e-stf-e-endurece-tom-contra-brasil-nas-redes-sociais