Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Grupos terroristas em ofensiva na Síria usam dados da Starlink

Terroristas na Síria usam tecnologia dos EUA e tabém assistência ucraniana com drones.

247 – Grupos terroristas parecem ter tido acesso a dados de satélite e comunicações via Starlink durante o ataque a Aleppo, informou uma fonte próxima aos serviços especiais sírios à Sputnik.

O Ministério da Defesa da Síria afirmou na última quinta-feira que o exército do governo se envolveu em um confronto com terroristas que atacaram as províncias de Aleppo e Idlib. Violando o acordo de desescalada, os grupos pertencentes à organização terrorista Hayat Tahrir al-Sham (anteriormente conhecida como Frente al-Nusra) atacaram vilarejos, assentamentos e posições militares em uma ampla frente nas províncias de Aleppo e Idlib. Segundo os militares sírios, o exército respondeu ao ataque, causando perdas em mão de obra e equipamentos dos terroristas.

“A gestão das operações a longas distâncias indica o uso generalizado de satélites espaciais, sendo possível que tecnologias Starlink também tenham sido utilizadas para coordenar as ações das tropas de assalto e controlar o reconhecimento visual em tempo real. Apenas os Estados Unidos e países com tecnologias avançadas poderiam utilizar tais meios para gerenciar a operação”, disse a fonte.

Mais cedo nesta segunda-feira (2), uma fonte próxima aos serviços especiais sírios à Sputnik disse que membros do grupo terrorista conseguiram capturar Aleppo graças a assessores ucranianos que ajudaram com drones, bem como ao uso de tecnologia avançada dos EUA, incluindo navegação por satélite e sistemas de guerra eletrônica.

“Os militantes do grupo terrorista Nusra não possuem experiência no uso de alta tecnologia, e não seria possível dominá-la sem a orientação de assessores da Ucrânia, do Partido Islâmico do Turquistão e de oficiais sírios (que se aliaram aos terroristas)”, afirmou a fonte.

As operações ofensivas foram controladas com o uso de alta tecnologia fornecida pelos americanos, disse a fonte, acrescentando que as comunicações do exército sírio foram bloqueadas por sistemas de guerra eletrônica poderosos durante a ofensiva.

“Os grupos de assalto e drones estavam equipados com dispositivos GPS criptografados e amplo uso de inteligência artificial, de modo que a utilização e a navegação de drones de ataque e drones kamikaze ocorreram a longas distâncias”, informou a fonte.

EUA NEGAM – O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos não apoiam o grupo responsável pela recente ofensiva na Síria, já que este é designado por Washington como uma organização terrorista.

“A organização que lançou essa ofensiva no fim de semana é uma organização terrorista, designada como tal pelos Estados Unidos. Certamente não apoiamos essa organização de forma alguma, seja em qual formato for”, disse Miller a jornalistas, conforme citado pela Sputnik.

Starlink — Foto: Divulgação

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/grupos-terroristas-em-ofensiva-na-siria-usam-dados-da-starlink