Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Há uma ameaça ainda maior aos aposentados do que a roubalheira no INSS

Aproveitando que o INSS entrou na pauta por conta da tungada criminosa através de descontos ilegais em aposentadorias e pensões feita por associações e sindicatos, vale ressaltar que há uma ameaça ainda maior sobre quem depende do sistema de seguridade social: a desvinculação dos benefícios do salário mínimo. O atual governo garante que isso não vai rolar. Mas a pressão é grande.

Da mesma forma que o roubo via mensalidades associativas, essa também é uma porrada, mas uma porrada discutida abertamente, com a benção da Faria Lima, dos tecnocratas, dos mais ricos. Uma porrada sob a justificativa do “bom senso” — termo que, aliás, Donald Trump usa à exaustão para justificar o injustificável e, por isso, tem se espalhado por aí.

Em nome da saúde das contas públicas, muita gente boa crescida no leite de pera defende que aposentadorias e pensões deixem de ser vinculadas ao salário mínimo, hoje em 1.518 cascalhos (lembrete rápido: de acordo com o Dieese, o salário mínimo deveria ser de 7.398,94 cascalhos a fim de cumprir o mínimo constitucional e garantir vida digna a uma família).

CONTINUE LENDO AQUI: https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2025/05/03/ha-uma-ameaca-ainda-maior-aos-aposentados-do-que-a-roubalheira-no-inss.htm