Democrata também mencionou os efeitos negativos para os americanos das tarifas unilaterais dos EUA sobre produtos brasileiros.
247 – A ex-senadora e ex-candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton criticou duramente o atual presidente do país, Donald Trump, por seu apoio declarado a Jair Bolsonaro, a quem ela classificou como “corrupto”.
“Você [o americano] está prestes a pagar mais por carne não só porque o Trump quer proteger o seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder-lhe o poder sobre a política comercial”, disse a democrata nas redes sociais, nesta sexta-feira (11), ao criticar as tarifas unilaterais dos EUA contra o Brasil.
Entenda
Na última quarta-feira (9), o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano, a partir do dia 1º de agosto. No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
No mesmo dia, o presidente Lula defendeu a soberania do Brasil e disse que a elevação de tarifas de forma unilateral será respondida com a Lei de Reciprocidade Econômica. Ontem (10), Lula afirmou que o governo federal vai abrir uma reclamação oficial à Organização Mundial do Comércio (OMC), para tentar reverter as tarifas.
Especialistas classificam a pressão de Trump como chantagem política e dizem que a medida é uma reação ao Brics. Durante a Cúpula do bloco, ocorrida no domingo e na segunda-feira, no Rio de Janeiro, Trump já tinha ameaçado os países que se alinhem ao Brics com uma taxa de 10%.
FOTO: Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/hillary-chama-bolsonaro-de-corrupto-critica-trump-por-apoia-lo-e-aponta-efeitos-negativos-das-tarifas-para-os-americanos