Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Ibama libera etapa final de licença para Petrobras explorar Margem Equatorial

Órgão ambiental aprovou avaliação pré-operacional, mas técnicos pediram ajustes nos planos de resposta a acidentes.

247 – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou a última fase do licenciamento ambiental para a Petrobras iniciar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, localizada no litoral do Amapá.

Segundo a reportagem, a etapa final corresponde à Avaliação Pré-Operacional (APO), realizada no fim de agosto. Trata-se de um simulado que testa a viabilidade dos planos de emergência e de proteção à fauna elaborados pela estatal em caso de incidentes durante a perfuração. O documento aprovado destaca que, embora a estrutura apresentada pela Petrobras seja robusta, há ajustes necessários para fortalecer a resposta diante de eventuais acidentes.

Divergências internas no parecer

O parecer do Ibama registra que não houve consenso entre os técnicos que avaliaram a APO. Alguns servidores apontaram falhas e a necessidade de adequações nos planos já apresentados pela Petrobras. Ainda assim, a deliberação final foi pela aprovação do teste.

“Levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada — marcada por desafios logísticos relevantes — considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada”, afirma o documento.

Uma das principais críticas dos técnicos foi a divergência entre os recursos usados no atendimento à fauna durante a simulação e os que estavam previstos no Plano de Proteção à Fauna (PPAF). O parecer aponta: “A estratégia e os recursos utilizados para o atendimento à fauna durante a APO divergem do proposto no PPAF, conforme detalhado na análise. Entende-se que o PPAF deverá ser revisado e apresentado considerando a incorporação das observações constantes neste parecer”.

Próximos passos

O Ibama determinou que, após a revisão do plano, uma nova simulação seja realizada na fase de reservatório do poço, com foco específico em monitoramento, resgate e transporte da fauna em caso de acidentes. A avaliação deverá ser acompanhada de perto pelo órgão ambiental.

(Com informações do Brazil Stock Guide)

Foto: Reprodução

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/ibama-libera-etapa-final-de-licenca-para-petrobras-explorar-margem-equatorial