Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Imprensa internacional dá destaque à condenação de Bolsonaro por liderar a trama golpista

O The Economist afirmou que a “condenação é histórica”.

247 – A imprensa internacional repercutiu a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal no inquérito da trama golpista. A agência de notícias Reuters afirmou que a decisão fez do ex-mandatário “o primeiro ex-presidente na história do país a ser condenado por atentado à democracia”.

The Economist afirmou que a “condenação é histórica”. “O Brasil sofreu inúmeros golpes desde sua independência em 1822. O mais recente inaugurou uma ditadura militar que governou de 1964 a 1985 e matou centenas de pessoas.”

Conforme a BBC, “embora o plano não tenha conseguido apoio militar suficiente para prosseguir, ele culminou na invasão de prédios do governo pelos apoiadores de Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023, concluíram os juízes.”

The Guardian ressaltou que Bolsonaro foi condenado por “planejar um golpe militar e tentar ‘aniquilar’ a democracia” no Brasil. A publicação destacou o voto do ministro Luiz Fux, que defendeu a absolvição do ex-mandatário ao alegar não haver provas de que o político tivesse participado de um complô para um golpe.

“Alguns temem que o questionamento de Fux sobre a autoridade dos juízes sobre o caso possa abrir caminho para contestações legais e até mesmo para a anulação do julgamento no futuro”, afirmou o The Guardian.

O Washington Post adotou um tom mais cauteloso, ao afirmar que uma parte da sociedade brasileira foi a favor da condenação e outra parte foi contra. “Alguns foram às ruas para apoiar o líder de extrema direita, que alega estar sendo perseguido politicamente”, disse.

De acordo com o jornal El País, o Brasil deu “um passo importante contra a impunidade” ao condenar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. “Apesar da forte pressão de Donald Trump nos Estados Unidos, o julgamento continuou. O tribunal brasileiro pretende decidir as sentenças nesta sexta-feira”.

O argentino Clarín ressaltou que o julgamento foi “histórico”. “A trama se desenvolveu em várias fases e começou com uma dura campanha de descrédito às instituições e ao sistema eleitoral do país, liderada pelo próprio Bolsonaro, segundo a acusação.”

Foto: Gustavo Moreno/STF

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/imprensa-internacional-da-destaque-a-condenacao-de-bolsonaro-por-liderar-a-trama-golpista