Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Irã diz que BRICS já começou o processo de desdolarização

“Esperamos fortalecer e aumentar essas atividades para realizar essa tarefa o mais rápido possível”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Bagheri Kani.

O Irã, assim como outros membros do BRICS, trabalhará para desdolarizar as transações comerciais, econômicas e financeiras no âmbito da organização, disse à Sputnik o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã e negociador-chefe de Teerã em Viena, Ali Bagheri Kani.

“Temos muitas missões e trabalhos conjuntos planejados com outros membros do BRICS dentro da estrutura desta organização. Um dos trabalhos mais importantes tem sido a desdolarização das transações comerciais e econômicas e a cooperação financeira. As atividades nessa área de trabalho do BRICS já começaram, esperamos fortalecer e aumentar essas atividades para realizar essa tarefa o mais rápido possível”, de acordo com Ali Bagheri Kani.

O BRICS foi formado em 2009 e, inicialmente, incluía o Brasil, a China, Índia e a Rússia, expandindo-se pela primeira vez para admitir a África do Sul em 2010. Antes da 15ª cúpula do grupo, em agosto de 2023 na capital sul-africana, mais de 40 países manifestaram interesse na adesão, com 23 fazendo uma solicitação formal. A entrada plena dos novos países deve se efetivar em 1º de janeiro de 2024.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/ira-diz-que-brics-ja-comecou-o-processo-de-desdolarizacao?tbref=hp