Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Irã diz que não há previsão de novo encontro com EUA no Paquistão

Declaração foi feita por Esmaeil Baghaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país persa.

247 – O governo do Irã afirmou nesta sexta-feira (24) que não há previsão de reunião com representantes dos Estados Unidos no Paquistão. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei. As informações são da CNN Brasil.

Em publicação na rede social X, Baghaei disse que “não há previsão de encontro entre o Irã e os EUA” e indicou que as posições iranianas serão repassadas às autoridades paquistanesas. A manifestação ocorre em meio a especulações sobre possíveis negociações indiretas entre os dois países.

O porta-voz informou ainda que o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, está em viagem ao Paquistão para reuniões com autoridades locais. De acordo com Baghaei, o deslocamento ocorre no contexto de iniciativas de mediação voltadas ao fim do conflito e à restauração da estabilidade na região.

Sinais contraditórios

A negativa iraniana surge após declarações da Casa Branca sobre a possibilidade de diálogo. O governo dos Estados Unidos havia informado que enviaria representantes ao Paquistão para conversas com negociadores iranianos.

Mais cedo, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que houve “algum progresso” nas tratativas recentes. Segundo ela, a decisão de enviar emissários teve como objetivo ouvir as posições do Irã e avaliar possíveis avanços.

Questionada sobre o envio de uma proposta unificada por parte de Teerã, conforme desejado pelo presidente Donald Trump, Leavitt não respondeu diretamente. Ela afirmou que o governo estadunidense aguarda novos desdobramentos das conversas.

foto: freepik

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/ira-diz-que-nao-ha-previsao-de-novo-encontro-com-eua-no-paquistao