Medida ocorre enquanto Washington e Teerã retomam diálogo indireto sobre o programa nuclear iraniano, sob ameaça militar dos EUA.
247 – O Irã anunciou nesta terça-feira (17) o fechamento temporário de partes do estratégico Estreito de Ormuz, ao mesmo tempo em que Estados Unidos e iranianos iniciaram negociações indiretas em Genebra sobre o programa nuclear de Teerã. A decisão foi divulgada poucas horas após o início das conversas, em meio ao aumento da presença militar norte-americana no Oriente Médio e à intensificação do risco de conflito regional.
Segundo a Reuters, a agência de notícias semioficial iraniana Fars informou que o bloqueio parcial ocorreria por algumas horas devido a “medidas de segurança”, enquanto a Guarda Revolucionária do Irã realizava exercícios militares na principal rota de exportação de petróleo do planeta.
O Estreito de Ormuz é considerado um dos pontos mais sensíveis do comércio internacional de energia. No passado, Teerã já ameaçou interromper a navegação comercial caso fosse atacado, uma ação que poderia afetar cerca de um quinto do fluxo global de petróleo e provocar disparada nos preços do barril.
A retomada do diálogo acontece em um momento de extrema tensão. Os Estados Unidos, que se juntaram a Israel em ataques contra instalações nucleares iranianas em junho, enviaram uma força de combate para a região. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou recentemente que uma “mudança de regime” no Irã poderia ser “a melhor coisa” para o país.
As negociações em Genebra estão sendo mediadas por Omã e contam com a presença do enviado norte-americano Steve Witkoff e de Jared Kushner, além do ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, segundo uma fonte ouvida pela Reuters.
Foto: Infográfico
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/ira-fecha-parcialmente-o-estreito-de-ormuz-durante-negociacoes-nucleares-com-os-eua-em-genebra